quarta-feira, 19 de junho de 2013

O pedido.

- Sabe qual é forma de expressão mais nobre do ser humano?
- O amor?
- Não! A dedicação...porque ela está diretamente relacionada ao tempo! O tempo é a coisa mais preciosa que existe!
- O tempo? Claro que não! O amor é a coisa mais preciosa que existe!
- É aí que você se engana! Eu posso te amar enquanto durmo, enquanto como, enquanto fujo de casa, enquanto minto pra você e fico com outra pessoa...não existe exclusividade no amor! Posso te amar sem que você saiba e o verdadeiro sentido do meu amor nunca será apreciado por outra pessoa além de mim! Mas o tempo - e a dedicação - que eu te dou, são exclusivamente seus e de mais ninguém, as horas do meu dia que te dou são meus bens mais preciosos...e ninguém pode tomá-los de ti nem em um milhão de anos! Já o meu amor? Pode ser tomado por outro alguém a qualquer momento e não lhe restará um gota dele para ser lembrado!
- Tem coisas que você fala que fazem tão sentido que chegam a me dar medo sabia?! Porque ao mesmo tempo que nunca ninguém parou pra pensar nisso, quando você fala e torna tudo isso verdade aos meus ouvidos me parece uma realidade tão óbvia que eu não sei porque nunca enxerguei...
- Você sabe qual é a minha teoria sobre os presentes, não é?!
- Sei sim, que um presente quando é feito pela pessoa que te presenteou, tem muito mais significado do que uma simples compra de shopping...e por mais que seja uma compra, que contenha algo feito à mão, que tenha um pedaço da pessoa...
- Porque você acha que eu prefiro assim?
- Porque uma compra banal é só um objeto, quando tem um toque pessoal tem mais amor!
- ERROU OUTRA VEZ! Preste atenção no que eu acabei de lhe falar!
- Eu prestei atenção, me fale mais sobre...
- É TUDO PELO TEMPO, MEU AMOR! Se você vai no shopping pagar uma conta e lembra do meu aniversário, compra um vestido, pede pra moça da loja embalar pra presente e me entrega - por mais bonito que o vestido seja e por mais que eu venha a gostar dele - só vai lhe custar mais uma parcela no cartão, entende agora o meu exemplo?
- Sim, agora eu entendo!
- Mas se você compra um vestido da minha cor preferida, prepara uma carta, uma surpresa...talvez uma caixa, ou me entrega em uma ocasião que não seja especial...se você anota em um pedaço de papel uma letra de música que eu gosto e coloca um laço de fita mal feito enrolado em um papel de jornal, eu vou saber que aquilo foi feito por você! E principalmente vou pensar nas horas que você gastou do seu tempo pra pensar naquilo e pôs as mãos em algo que achou que fosse ter algum significado pra mim. Se você me compra um MP3, eu não sei o que você quis dizer com isso...se você me compra um MP3, enche ele de músicas e me entrega, eu ganho todo o tempo que você gastou escolhendo as músicas, e vou tentar achar um significado pra cada uma delas, então você ganha o tempo que eu gastei tentando decifrar o seu presente...e isso sim, torna algo especial...e talvez eu nunca precise mudar a seleção de músicas daquele MP3...
- Então em suma, o amor é uma troca de tempo!
- Exatamente!
- E quando os relacionamentos acabam? O nosso sofrimento não é porque acabou o amor?!
- Em parte - muito pequena na verdade - porque a nossa maior lamentação é sobre o tempo que perdemos e as horas que dedicamos e doamos para alguém que foi embora...você chora porque a pessoa levou o seu tempo, e não o seu amor! Se você conhece outro alguém e é feliz com essa pessoa, magicamente tem todo o seu amor de volta para compartilhar...ou seja: a última pessoa de amor não levou nada! Mas o tempo que você passou com ela é irreparável!
- Então além de dinheiro, tempo é amor?
- E poder! Se me perguntassem hoje se eu acredito em Deus, eu diria que sim...meu Deus é o tempo! Ele controla o dinheiro, o amor, o poder...o tempo sabe de tudo, porque tudo passou por ele. Sem tempo deixamos de ser humanos...não dormimos, não comemos, não amamos...o tempo nos cura das maiores dores, e nos chicoteia com as piores doenças. A ausência dele separa os seres humanos uns dos outros e causa o caos, a sobra dele nos dá tanto tempo pra pensar que engordamos e nos tornamos depressivos...Por isso precisamos estar em comunhão eterna com o Deus Tempo, pra que se consiga o equilíbrio perfeito e se possa viver em paz!
- Um belo discurso pra explicar o tempo que você gastou embrulhando esse presente e escrevendo essa carta pra mim. Talvez seja a prova de que você me ama de verdade, já que está tão bem feito...parece ter lhe custado muito tempo.
- O "discurso" - se assim você o chama - não foi pela caixa...muito menos pela carta. Foi pelo que está dentro.
- Um relógio! Eu esperava uma resposta...mas você sempre me deixa com mais perguntas...o que isso significa?
- Todo o meu tempo! ele agora é seu!
- Então você aceita?!
- Sim, eu aceito.

Kamilatavares.

domingo, 2 de junho de 2013

O de sempre...


Você vai ficar nervoso e procurar a hora certa pra me falar a coisa errada; que eu fui a pessoa certa na hora errada...que o problema não é comigo, é com você! Porque afinal de contas, que problema poderia ter uma menina bonita e inteligente? Divertida, com bom gosto musical e para filmes, que sabe cantar e tocar violão e ainda por cima cozinha bem? Mas eu não vou acreditar em você porque todos dizem a mesma coisa, seguida de um "mas..." que me assombra.
Mas como eu "sou uma pessoa forte", vou dizer que respeito a sua opinião, que vou continuar sendo sua amiga e que vai ficar tudo bem; mas não vai! Daí então eu vou chorar, começar a comer feito uma louca, depois vou ficar sem comer por dias, vou faltar aula, fumar mais, beber mais, fazer coisas que eu com certeza vou me arrepender depois, vou passar dias trancada no quarto, depois vou sumir de casa e vou dizer pra todo mundo que estou bem melhor assim, que nunca gostei de você mesmo...e todos vão acreditar, por pensarem que aquele é o meu estado normal...
Depois vem a raiva. Vou aumentar a dose de Iron Maiden e Motorhead, deixar de escutar as músicas que me lembram você e pedir educadamente que você vá pro inferno e desapareça da minha vida, desejando que você discorde e lute por mim - o que não vai acontecer - pra variar.
Você eventualmente vai se preocupar comigo, vai querer falar comigo pra ter notícias minhas, talvez até bata uma saudade...mas você vai se segurar ao máximo. Depois de alguns dias vai tentar manter algum contato - eu vou chorar mais - e serei fria, mas a verdade é que eu vou tentar vigiar a sua vida por um bom tempo...até a dor começar a passar...
Vai demorar, mas a vida vai soprar outros ventos e quando essa hora chegar eu não vou mais sentir saudades, talvez até guarde alguma raiva...se passar muito tempo talvez nunca mais tenha volta, e você vai virar uma cicatriz bem grande...
Você vai se lembrar da menina que não teve culpa pelo mal que sofreu, e vai conhecer outra garota que talvez nem seja a certa, mas que apareceu em boa hora...e vai tentar não cometer os mesmos erros com ela...talvez ela seja fria e vez ou outra te trate mal, mas você não vai reclamar por achar que é apenas a ordem natural das coisas...por achar que não merece ser feliz de fato...e quando eu descobrir vou chorar mais um pouco, e mentir dizendo que desejo que você seja feliz com ela! Você vai perguntar se eu conheci alguém, vou responder que sim...eu sempre conheço alguém, mas ele também fez a mesma coisa, ou se não fez - vai fazer. Ou talvez eu ainda esteja apaixonada por esse outro cara, e passe as noites desejando que ele não me julgue por quem eu fui, por quem eu sou, pelo que passei...desejando que dessa vez eu tenha chegado na hora certa, no lugar certo, com a roupa certa...desejando que dessa vez seja "A vez" e que eu nunca mais passe por isso outra vez.
Então quem sabe você me deseje um feliz ano novo, e uma vez ou outra veja algo que o faça lembrar de mim...então vamos nos falar e quem sabe rir...mas nada será do mesmo jeito.

- Já escolheu o que vai pedir?
- O de sempre!

Kamilatavares.